Aprenda a remover arquivos e deixe o seu computador mais rápido

Remover arquivos não utilizados do seu computador é essencial para garantir o bom desempenho dele. Mesmo que você não faça muitos downloads ou não utilize muitos programas, alguns arquivos são salvos automaticamente, consumindo memória e deixando o computador mais lento. Além disso, os próprios hábitos do usuário podem interferir para um bom ou mau desempenho da máquina.

Quem usa o computador, principalmente para navegar na internet, deve sempre lembrar de limpar os arquivos não utilizados. Quando entramos em um site, por exemplo, o navegador faz um registro do endereço numa pasta do nosso computador, usando parte da memória RAM dele. Isso acontece para facilitar a entrada naquele site novamente, gerando praticidade. Contudo, navegadores como o Google Chrome podem consumir bastante a memória do computador, pois ele divide cada plug-in e extensão numa pasta diferente.

Isso significa que se o seu computador está muito lento, é hora de você fazer uma limpeza. Se você quer aprender a deixar o seu computador mais rápido, confira essas dicas:

1. Apague arquivos temporários:

Como você viu, o histórico de navegação fica registrado na memória do computador. Para limpar isso, você pode utilizar um programa gratuito, como o CCleaner, que exclui os arquivos temporários criados pelo Windows.

2. Desative os plug-ins do seu navegador:

Alguns sites exigem a instalação de certos plug-ins para executar funções de vídeo, por exemplo e que ocupam a memória RAM. Mas, às vezes, esses plug-ins podem não ser mais utilizados, então vale a pena conferir e, de preferência, marcar a opção “escolher quando executar o conteúdo do plugin” na aba “configurações de conteúdo do Chrome”. Isso ajudará para que a navegação também fique mais rápida.

3. Exclua programas que não usa:

Talvez você tenha baixado um editor de imagem ou um leitor de filme que nunca teve tempo de usar ou só abriu uma vez. Pois é, quanto mais programas instalados no seu computador, menos espaço de memória ele tem e mais difícil fica para ele operar. Por isso, dê uma olhada em quais programas você não precisa mais e remova-os.

4. Remova arquivos duplicados:

Quando você copia arquivos de uma pasta para outra, como uma foto ou um documento, você está duplicando e ocupando mais espaço de armazenamento do seu computador. Para encontrar arquivos desse tipo e deletá-los, você pode usar o programa Anti-Twin, que ajuda a rastreá-los.

5. Exclua atalhos quebrados:

Às vezes, ao excluir um programa, pode acontecer de os atalhos dele não serem apagados automaticamente, permanecendo na área de trabalho ou no menu inicial do computador, mesmo depois do programa ter sido desinstalado. Para removê-los, pode usar o Broken Shortcut Fixer ou o ShortcutsMan, ambos gratuitos.

6. Limpe a sua lixeira:

Mesmo depois de enviar os arquivos para a lixeira, eles continuam ocupando espaço no computador até que ela seja limpa. Então, não se esqueça de fazer isso para liberar memória.

7. Limpe arquivos infectados com vírus:

Arquivos maliciosos ou com vírus podem atrapalhar o desempenho do seu computador e deixá-lo mais lento. Por isso, depois de excluir os arquivos, programas e atalhos indesejados, faça uma varredura com o seu antivírus e certifique-se de que está tudo certo.

Pronto! Agora que você seguiu todas as dicas o seu computador vai operar mais rapidamente. Mas, lembre-se de fazer esse procedimento de limpeza ao menos uma vez no mês ou sempre que seu computador ficar lento e travando.