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Dicas para contratação de operadora de internet | Minha Conexão
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Dicas para contratação de operadora de internet

Vivemos na era da informação, e mesmo que seja por diversão, ou até mesmo por questões profissionais, precisamos cada vez mais estarmos cada vez mais tempo conectados à internet, e conforme o tempo passa, essa necessidade só cresce.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, (IBGE) o percentual de casas com acesso a internet que era de 13,6% em 2005, subiu para 57,8 em 2015, um aumento de 44,2% em 10 anos.
No entanto, a busca por uma operadora, e de um pacote que atenda as suas expectativas pode não ser algo tão simples. algumas variáveis podem dificultar a busca, e talvez, fazer o usuário tomar decisões que se arrependa mais tarde.
Então, vamos listar aqui algumas dicas para ajudar você a encontrar a internet ideal para suas necessidades.

Disponibilidade de operadoras

A primeira coisa a se pensar, é no local onde você busca o serviço. Nem sempre, existe uma variedade de empresas capazes de cobrir a localidade em que você precisa de conexão. Uma situação comum em lugares mais afastados dos centros urbanos por exemplo.
Nesse caso, não é raro encontrar operadoras pequenas que oferecem o serviço de banda larga, e muitas vezes até com valores bem baixos. Essas empresas atraem muitas pessoas da localidade, no entanto essa procura se deve mais à falta de opção, do que pela qualidade do serviço.

As reclamações recebidas pela Agencia Nacional de Telecomunicações, vão desde demora de mais de 30 dias para a instalação, até a queda frequente de conexão.

A dica nesse caso, é contratar empresas mais conhecidas de internet, ou se nem uma delas estiver disponível, procurar saber com pessoas que já são clientes de uma dessas opções de empresas menores, se o serviço prestado não vai virar uma dor de cabeça mais tarde.

Pacotes, promoções e serviços 

É muito comum que a operadora ofereça pacotes que incluem TV a cabo, e telefone fixo.  Em alguns casos, a operadora pode oferecer somente a internet, e em outros, você pode precisar instalar um pacote de telefonia fixa junto, já que ainda existem conexões banda larga que utilizam a infraestrutura da rede de telefonia para fazer a conexão. Nesse caso, você deve ficar atento às suas necessidades, e pagar só pelo que vai utilizar.

Se você estiver procurando internet para atender à sua empresa por exemplo, pode perguntar se a operadora oferece serviços de VoIP, e economizar até 50% em gastos com telefone fixo. No entanto, Você também deve ter em mente que esse serviço vai sempre depender da sua conexão, e o ideal, é sempre ter as duas opções.

velocidade de conexão

Outra dica importante é pensar na velocidade de conexão que você precisa. Quanto mais rápida a conexão, mais cara também ela pode ficar, e para não pagar por mais do que precisa,  é sempre bom saber quantos aparelhos vão estar conectados a ela, e para qual finalidade.

Por exemplo, quanto mais dispositivos usando a conexão, mais lenta ela vai ficar.  E ainda, se o uso necessitar de um volume grande de trafego de dados, como jogos, e serviços de streaming de filmes e series por exemplo,  mais ela vai consumir velocidade da banda larga.  Logo, para escolher a velocidade da banda larga, também é muito importante levar isso em conta. quanto mais aparelhos utilizando, e quanto maior for o volume de trafego de dados nesses aparelhos, mais rápida a conexão precisa ser.

Assistência técnica 

É muito importante também, saber quanto tempo a operadora vai levar para  resolver um problema de conexão da sua internet.

No ano de 2013 a ANATEL publicou regras para as operadoras que fornecem  serviços de internet no Brasil. Essa resolução diz por exemplo, que a velocidade mensal da internet, deve ser de no mínimo 70% da contratada, e a velocidade instantânea, que é aquela medida no momento do uso, nunca pode ser inferior a 30%.

É importante definir com a empresa o tempo máximo que vai levar para que eles solucionem problemas com a conexão. Caso o problema persista, ou a operadora demore mais que o estipulado para resolver o problema, o consumidor pode sempre fazer uma reclamação para a ANATEL, e dependendo do caso, a empresa prestadora do serviço pode ser punida.

seguindo todas essas dicas, você pode diminuir bastante as dores de cabeça futuras com a contratação de uma empresa provedora de internet. Assim você pode ter o melhor custo benefício, para seu uso especifico, e reduzir os transtornos.