Aprenda fazer uma faxina virtual

Muitas vezes é necessário fazer uma faxina em nossos antigos armários, estantes, guarda-roupas, e eliminar tudo aquilo que é desnecessário, que só está ocupando espaço, sem qualquer utilidade, assim também funciona o ambiente virtual.

Existe um momento que precisamos pensar o que pode estar afetando a conexão do computador, bem como a velocidade da máquina. É neste momento que entra a “faxina virtual”.

Tire um tempo para isso, assim como você faz com a faxina no mundo físico.Veja os backups, observe se o espaço do seu computador está sendo bem utilizado, e limpe os arquivos não utilizados que nele contém. Observe aqueles que são mesmo necessários, e os deixe intactos.

Lentidão de máquina e de conexão também tem essa relação direta com a memória RAM. Uma vez sobrecarregada, ela deixará ambos afetados. Faça um confere no gerenciador de tarefas do Windows, mantenha só o essencial, e use também um eficiente otimizador de memória.

Isso também gera um habito de organização, que faz toda a diferença em nossa rotina, seja de trabalho, estudos, compromissos e afazeres aleatórios. Essa sistematização será positiva, e poderá ser refletida também em um ambiente mais funcional e rápido de atividades.

Uma melhor navegação também vai além disso. O ato de desfragmentar o HD  é essencial para uma melhora na conexão. Este fator nada mais é do que uma quebra de informações contidas nele, que se espalham, e é preciso deixar estas informações mais próximas descomplicando a leitura do disco e a procura por elas.

Muitas janelas e abas abertas, é um motivo que também reflete na lentidão da conexão. Tenha também este tipo de organização em seu ambiente virtual, abra o que é necessário para o momento, e quando já não for mais útil, descarte-o. São atitudes simples, mas que fazem a diferença neste quesito.

Ainda sobre o assunto “faxina virtual” não são só os arquivos que precisam de atenção. O navegador do seu computador, também acumula muitos documentos desnecessários e inúteis. Estes são os chamados cache e cookies que são armazenados para agilizar a conexão, porém, precisam desta limpeza de tempos em tempos.

Melhorar o controle disso, é gerar uma melhor navegação. Como existem diferentes navegadores, também há caminhos distintos de se chegar a estes armazenamentos. Então, dependendo do navegador que utilizar, o modo se chegar aos mesmos, serão diferenciados.

É imprescindível não relacionar os vírus virtuais como um dos grandes motivos, da má conexão. Tenha sempre um anti-vírus eficiente na máquina, que lhe transmita segurança para poder baixar os programas que precisa. Livre-se dos malwares e faça um controle diário do anti-vírus escolhido.

Há muitos meios de se precaver de uma conexão lenta, que consequentemente, produz estresse e dificulta o andamento dos serviços, ou qualquer outro tipo de atividade, realizada no ambiente virtual. Se atente a todos eles, e tenha mais agilidade na web.