Como melhorar minha conexão da internet

Problemas envolvendo a qualidade da conexão da internet são mais comuns do que as pessoas pensam. Em determinadas situações, mesmo que tudo esteja em perfeito funcionamento pode acontecer algo não esteja tão evidente e que prejudique o acesso a sites e redes sociais.

Muitas das situações que podem interferir na conexão da internet podem ter origem na própria provedora. Porém, na maioria dos casos os problemas surgem de hábitos errados do dia a dia do usuário. Logo a seguir listamos algumas boas práticas que podem ajudar a otimizar a conexão. Confira.

Como melhorar a conexão da internet

  1. Computador

Em alguns casos é o próprio equipamento que está interferindo na qualidade da internet. Antes de optar por comprar uma máquina nova é indicado usar programas ou aplicativos que agem fazendo uma limpeza profunda. Eles ajudam a deixar o computador mais rápido e melhorar a qualidade da internet.

  1. Antenas

Os roteadores são vendidos com uma pequena antena integrada. Elas servem para dar suporte a necessidades básicas, entretanto, podem não ser muito boas para aquilo que o usuário precisa de sua internet. Por isso, antes de adquirir um novo roteador é recomendado fazer uma pesquisa sobre aquilo que realmente ele pode oferecer. Com isso, será possível garantir uma melhor qualidade e velocidade na navegação.

  1. Antivírus

Malwares e vírus interferem profundamente na conexão da internet deixando tudo mais lento ou até mesmo impedindo que determinadas páginas sejam carregadas. Para evitar problemas com essa origem nunca é demais investir em um bom antivírus. Aliás, há opções gratuitas no mercado o que ajuda ainda mais quem quer economizar sem deixar a segurança de lado.

  1. Desfragmentar HD

Ao desfragmentar o HD é possível otimizar o funcionamento do computador. Fazendo isso com certa frequência pode-se observar uma relativa melhora no acesso à internet bem como no desempenho do próprio equipamento.

  1. Programas e aplicativos

Existe uma infinidade de softwares e aplicações que roubam a conexão. Entre eles podemos destacar os programas de streaming de vídeo, jogos online e torrents. Se a conexão for compartilhada por várias pessoas na mesma casa isso pode influenciar muito no resultado final e reduzir a eficiência e velocidade dos acessos.

Aqui destacamos algumas das principais dicas para lidar e melhorar a conexão. Entretanto, é importante não ficar limitado a elas. Cada usuário tem hábitos diferentes, por isso, é preciso avaliar a maneira como a internet está sendo usada. Por exemplo, algumas pessoas deixam programas baixando vídeos e músicas em segundo plano e acabam se esquecendo deles. É preciso verificar todos os pontos possíveis com o objetivo de se saber com toda a certeza qual é a origem do problema.

Por fim, se tudo o que for feito não melhorar a qualidade da conexão da internet é indicado procurar a provedora. Pode acontecer de que ela esteja passando por alguma instabilidade que esteja prejudicando seus usuários.