Melhore sua navegação na internet com 4 dicas simples

Nem sempre reiniciar o modem ou usar a solução de problemas do Windows é suficiente para melhorar a navegação ou a velocidade. Mas nós vamos te ajudar! Veja abaixo as 4 dicas que preparamos para você.

1 – Faça a Limpeza de cache

Ao longo do uso da internet pelo computador ou smartphone, o navegador salva informações temporárias sobre suas preferências de acesso, histórico, imagens, dados de páginas acessadas recentemente e cookies (informações temporárias que os sites salvam para o seu computador). Com o tempo, esses dados podem ocupar espaço demais e diminuir a velocidade da navegação.

Para resolver esse problema, basta acessar as configurações do seu navegador, e buscar a opção “Limpar dados de navegação” (no caso do Google Chrome), ou ir em Opções > Privacidade e segurança > Conteúdo em Web Cache > Limpar agora, no caso do navegador Mozilla Firefox.

Em dispositivos Android, você pode facilmente limpar o cache de todo o aparelho. Basta ir em Configurações, depois em Armazenamento > Armazenamento Interno > Dados em Cache.

Após limpar o cache reinicie seu navegador para ver se o problema já foi resolvido. Caso contrário, veja nossas próximas dicas.

2 – Verifique as atualizações do seu navegador

Quando o navegador está desatualizado, ele pode não suportar adequadamente os sites que você está tentando acessar. Para isso, confira se você possui a versão mais recente.

Você pode efetuar essa verificação pelo próprio menu do navegador que você utiliza, ou acessando o site referente a ele e fazer o download da versão atualizada. Após baixar, faça a instalação e reinicie seu computador, caso necessário.

Vale conferir também se você não está com muitas extensões ativas no seu navegador, nem sempre são necessárias ter várias em uso ao mesmo tempo.

3 – Diminua o consumo da memória ram

Nem sempre é só no navegador o problema. Caso você esteja com muitos programas, aplicativos, ou várias janelas de outras tarefas abertas, a memória ram será consumida e deixará todas as funções do seu computador mais lentas ou travadas.

Para resolver esse problema, é importante que você abra outras páginas em abas no navegador e não inicie tantos aplicativos ou programas ao mesmo tempo. Dê um clássico Ctrl+Alt+Del, inicie o gerenciador de tarefas e finalize os aplicativos e processos que não precisam estar em uso naquele momento.

4 – Mantenha o antivírus em ordem

Por último, verifique se o seu antivírus e/ou Windows Defender está em dia. Verifique as atualizações e se ele está ativado. É interessante fazer um escaneamento para verificar possíveis arquivos defeituosos ou vírus.

Alguns antivírus e programas oferecem também a opção de “limpar” os arquivos temporários do computador que estão inativos, que são ótimas opções para ajudar a diminuir o consumo da memória ram do seu dispositivo.

E aí, conseguiu melhorar a sua navegação na internet? Comente suas dúvidas ou sugestões!